Dr. Eduardo -GASTROENTEROLOGIA E ENDOSCOPIA
Balão Gástrico para Emagrecimento em Maringá - Saiba Como é Realizado, duração e efeitos esperados.
O balão intra-bariátrico, ou como é também conhecido, balão gástrico e tratamento endoscópico da obesidade, é uma técnica onde é colocado um balão no interior do estômago para fazer a ocupação de algum espaço e fazer com que a pessoa sinta menos fome, consequentemente, coma menos, o que facilita a perda de peso.
Para inserir o balão gástrico em Maringá, geralmente é realizada uma endoscopia, no qual o balão é colocado no estômago, e logo após é preenchido com um líquido e um corante, que servirá como controle em casos de bazamento do balão. Este procedimento é muito rápido, e é realizado com sedação, por isso não há necessidade de ficar internado.
O balão gástrico deve ser removido após o período de 6 meses, porém, nesse meio tempo, pode ocasionar até a perda de 13% do peso, e é indicado para pacientes com IMC superior a 30 KG/m2 e, que possuem doenças associadas a pressão alta ou a diabetes, por exemplo, ou IMC superior a 35kg/m2.
Preço do balão gástrico em Maringá
O preço para colocar o balão gástrico é variável de acordo com o tipo específico de balão que foi escolhido para o paciente. São realizadas consultas mensais de acompanhamento e ao menos duas endoscopias digestivas, uma na colocação e outro após 6 meses para sua remoção.

Imagem durante a endoscópica com Balão Gástrico completamente cheio.
Parágrafo Novo
Com qual idade se pode colocar o balão gástrico?
Não há uma idade ideal em que se pode usar o balão intragástrico,e por causa disso, a técnica pode ser utilizada como um tratamento quando o grau de obesidade é muito alto.
Entretanto, em pacientes infantis é aconselhado que se espere o fim da fase de crescimento, considerando que o grau de obesidade pode diminuir com o passar do tempo de crescimento.
Como é realizada a cirurgia para inserir o balão gástrico em Maringá
A inserção do balão por um especialista em balão gástrico em Maringá dura, em média, 30 minutos e o paciente não precisa permanecer internado. Mas deve fazer repouso de duas a três horas na sala de recuperação, e depois ter alta e voltar à casa, devendo permanecer em repouso durante o dia e iniciando as medicações e dietas recomendadas.
Riscos da colocação do balão gástrico
Colocar o balão gástrico para emagrecer pode ocasionar vômitos, náuseas e dor na barriga no decorrer da primeira semana, enquanto o corpo faz a adaptação da presença do balão.
Em situações mais raras, este balão pode acabar rompendo e indo para o intestino, o que pode provocar a sua obstrução, e dessa forma, sintomas como inchaço na barriga, obstipação e a urina esverdeada. Nessas situações, é necessário ir até um hospital para fazer a remoção do balão.
Vantagens do balão gástrico para emagrecer
Colocar um balão gástrico pode ajudar a perder peso, e além disso, possui outras vantagens:
- Como não possui cortes, não altera o estômago, nem o intestino;
- Possui poucos riscos, pois não é um método invasivo;
- Pode ser revertido, porque de forma fácil é possível esvaziar e remover o balão;
Além disso, colocar o balão engana o cérebro, porque a presença dele no estômago, informa ao cérebro que está de forma permanente cheio, mesmo que a pessoa não tenha comido.