Dr. Eduardo -GASTROENTEROLOGIA E ENDOSCOPIA
H. PYLORI: Saiba tudo sobre a bactéria que pode causar gastrite

H. pylori é contagiosa?
A indícios de que a bactéria Helicobacter pylori pode ser transmitida por meio de contato com saliva contaminada ou com água ou alimentos que tiveram contato com fezes contaminadas. No entanto, os meios de transmissão ainda não são totalmente conhecidos.
Por isso, para se prevenir, é recomendado redobrar os cuidados com a higiene pessoal, assim como manter o hábito de lavar bem as mãos, principalmente antes das refeições e depois de usar o banheiro, e não dividir talheres e copos com outras pessoas, mesmo que sejam da mesma família em caso de suspeita de infecção.
Assim, para prevenir esta infecção, é muito importante ter cuidados com higiene, como lavar as mãos antes de comer e após ir ao banheiro, além de evitar dividir talheres e copos com outras pessoas.
Diagnóstico da H. pylori
Em muitos casos, a infecção por H. pylori é assintomática, isto é, a pessoa infectada não apresenta sintomas, portanto, acaba não procurando orientação médica.
Em outros casos, a pessoa pode apresentar os seguintes sintomas (combinados ou não, com duração de mais de duas semanas):
- Dor ou sensação de queimação no estômago;
- Falta de apetite;
- Enjoo;
- Vômito;
- Fezes com sangue;
- Anemia.
O diagnóstico é feito, normalmente, por um exame endoscópico. Por meio dele, se coleta uma amostra de tecido do estômago ou do duodeno para biópsia.
Como se trata infecção por H. pylori?
O tratamento deve ser feito com antibióticos. No entanto, é obrigatório a indicação e acompanhamento de um médico gastroenterologista, evitando a automedicação. É indicado somente quando o paciente apresenta alguma das condições listadas abaixo:
- Úlcera péptica;
- Gastrite;
- Tumor intestinal do tipo carcinoma ou linfoma gástrico;
- Sintomas citados anteriormente;
- Histórico familiar de câncer no estômago.